Fercal em Duas Rodas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Dicas de segurança para uma boa viagem de moto...vamos ser responsáveis consigo e com os outros

Enviadas por André Luiz Pinheiro - Brasilia - DF

  Itens necessários:

 Algum dinheiro em espécie (o suficiente para abastecer ou comer em algum lugar que não aceite cheque ou cartão);
 Um telefone celular com cobertura na área de sua viagem;
 Ferramentas (normalmente o kit que vem na moto é suficiente para pequenos reparos);
 Kit de reparo de pneus (espátula, remendo e bomba de encher) ou um desses produtos de reparo rápido tipo.

  Itens aconselháveis:

 Roupa impermeável para chuva (uma calça já ajuda bastante);
 Mapa da estrada com localização de postos de gasolina e restaurantes (Internet);
 Lista com alguns telefones úteis;
 Bandana para colocar por baixo do capacete (evita que o suor deixe o capacete com cheiro desagradável e alivia o atrito com a cabeça);
 Óculos escuros;
 Kit de primeiros socorros (o Kit que deveria ser obrigatório é suficiente para pequenas emergências);
 Lanterna. (caso vá pegar estrada a noite );
 Tirantes ou cordas para fixação da motocicletas, em caso de reboque.

  Roupas e acessórios pessoais:

 Casaco de couro, se possível com protetores em Kevlar;
 Luvas de couro;
 Botas;
 Calça de couro ou jeans;
 Capacete (integral para viagens);
 Lenço para o pescoço.

  Comunicação:

Sempre que possível, leve um telefone celular e os números de locais e pessoas que você possa precisar, como por exemplo: o hotel que você está indo, o mecânico etc.
Lembre-se que alguns celulares tem cobertura limitada, como é o caso de celulares de cartão.
Semelhante ao mergulho, deve-se evitar a viagem solo, ou seja, uma só moto. O mínimo recomendado são dois motociclistas. No caso de pane, é importante haver alguém para buscar socorro enquanto a moto não fica sozinha. Mas se for inevitável, seguem alguns conselhos que podem ajudar na sua viagem.

  Check-up:

Desnecessário lembrar que a moto deve estar em condições para a viagem. Por menor que seja a distância, você vai estar longe de casa e isto aumenta muito um pequeno problema.
Dentre os itens normais de manutenção preventiva, dê especial atenção:
 Condições e calibragem dos pneus;
 Nível do óleo, verificando se a distância não excederá a hora da próxima troca;
 Nível do fluido de refrigeração (quando aplicável);
 Condições dos freios;
 Fixação dos retrovisores (indispensável o uso);
 Regulagem do motor.
 

  Programação:

Com o auxílio de mapa, programar as paradas de acordo com a autonomia da moto e seus limites físicos pessoais. Para motociclistas com menos experiência, aconselha-se uma parada a cada 100 km aproximadamente. Para viagens longas e motociclistas em boas condições físicas, os primeiros 100 ou 200 km não mostram o cansaço, mas acreditem, as paradas iniciais farão muita falta no final.
Para programar as paradas pode-se contar com a ajuda de mapas rodoviários que mostram postos de abastecimento e paradas.
Na Internet pode-se obter mapas no site www.estradas.com.br (e outros mais). ou então por meio de guias especializados adquiridos nas bancas de jornais e revistas.
Quando em grupo, deve-se lembrar que as máquinas e as pessoas têm limites e necessidades distintas. Cabe aos "mais fortes" auxiliarem os "mais fracos", e não o contrário. É uma questão de conversar antes da viagem.
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  Advertência:

Se uma moto ou carro, normalmente com dois ocupantes chega rápido em você e não te ultrapassa, procure o primeiro posto policial ou parada, pode ser uma tentativa de assalto.
Em caso de pane e sem garupa, não deixe a moto na estrada. Procure parar um caminhão ou pick-up e transporte a moto até lugar seguro. No transporte sem cordas para amarrar, coloque a moto transversalmente, se possível, arme o descanso lateral, posicione-se no lado oposto ao descanso e peça ao motorista para ir devagar.
Se a garupa for mulher, é mais seguro ela ir procurar socorro de preferencia em um carro de família e você ficar com a moto.
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