Fercal em Duas Rodas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Dicas de uma conduta segura para o motociclista na estrada



DICAS DE CONDUTA
Somente de carater Informativo
Rodar em grupos de motociclistas é totalmente diferente que rodar sozinho.
Andar de moto sozinho é bom, mas, andar de moto em grupo onde todos conhecem a forma
de como o amigo pilota, traz muito mais segurança e prazer, afinal andar de moto e prosear
com amigos é tudo de bom.
Para que se tenha prazer e segurança, é preciso seguir regras para se rodar na estrada com
grupos de motociclistas.
As dicas e regras aqui postadas, são para efeito de "orientação". Cabe a você e o seu grupo
de motociclistas, de acordo com suas características peculiares (porte das motos, experiência
dos pilotos, condições da estrada, etc), delienar as melhores regras de conduta em
pilotagem, tornando seu passeio/viagem mais confortável e seguro.
Dicas:
1) Regras de deslocamento (coluna de um alternado);
Onde os motociclistas da direita andam alternados ao motociclista da esquerda, conseguindo
verificar sempre pelo espelho retrovisor o companheiro. Evitando assim de pilotar sempre 2
motociclista de andarem em “paralelo” (um do lado do outro) pois, uma eventual movimento
brusco que tenha que se fazer (tipo buraco) evitando que haja algum acidente.
2) Figura do Puxador (líder);
O segredo para se conduzir um grupo é compreender (como Líder - piloto que fica na frente
de todos e "rege" o grupo inteiro) que todas as motos são uma só.
Isto é, o líder ao fazer uma ultrapassagem, pensa em todos que estão logo atrás, ao se
entrar para um posto de gasolina e pedágio, por exemplo.
Como líder, é preciso saber controlar a ansiedade em se pilotar e o fazê-lo pensando em
todo o grupo.
3)Figura do fecha (anjo);
È o último Motociclista do Grupo, tem como responsabilidade o de manter todo o grupo
junto, ser o “socorro” caso alguma moto tenha problema, comunicar ao líder o estilo de
viagem feita por todos do grupo e para isso se possível ter um comunicador.
4)Velocidade ideal para andarmos em grupo ou não;
Dependendo de cada grupo de moto e estilo de moto, levando em consideração a estrada às
sinalizações o recomendado é respeitar o limite de velocidade das vias, e colocar as motos
de menor potencia na frente do grupo, ficando atrás somente do “líder” para que possa dar o
“ritmo” da viagem.
5)Consciência das limitações de cada piloto;
Pilotagem de uma moto é uma prática estritamente individual, assim, cada piloto tem seus
limites e características em pilotagem, mesmo estando em grupo. Cada um de nós tem que
ter consciência dos seus limites e responsabilidade individual em pilotagem.
6) Importância do Garupeiro
A garupa é um personagem muito importante quando estamos rodando em grupo, pois é ela
(e) quem faz os sinais (de lombadas, sinalizar presença de buracos, sinalizar virar à
direita/esquerda, etc). 7) Responsabilidade
Quando se está rodando num grupo, a responsabilidade é coletiva. É preciso pilotar para
você e para todos os demais do grupo, se preocupar com você e com todos os demais do
grupo.
8) Realização de Briefing completo
Resumo falado em voz alta, minutos antes da partida do grupo para rodar junto na estrada,
com todos os participantes, a fim de deixar todos conscientes e informados sobre todo o
trajeto que o grupo irá fazer, onde será a parada de abastecimento/lanches, local de
chegada no destino e comportamento na estrada.
Os pontos mais relevantes de abordagem de um briefing são:
a) Para onde vai o passeio/viagem;
b) Quais estradas serão utilizadas;
c) Qual o trajeto será feito quando se chegar ao destino (passeios, restaurante, hotel, etc);
d) Definição do líder (piloto/moto que vai à frente), quem vai ser o anjo (piloto/moto que
será o último do grupo);
e) Verificar quais dos participantes do grupo são novatos (primeiro passeio no grupo) e dar
orientação específica a esses;
f) Importante na volta do passeio, marcar um encontro (próximo da cidade de retorno) a fim
de se realizar a despedida de todos participantes, assim, não há aquela impressão que todos
sumiram e foram embora sem se despedirem. Dar-se um "fechamento" ao passeio e todos
se despedem;
g) O uso de inter-comunicador (rádio) entre o líder do grupo e o anjo (último) também é
muito benéfico à organização e informação desses pilotos chaves na condução de um grupo
de motociclistas. Não é um utensílio obrigatório, mas certamente ajuda bastante;
h) Nas paradas nos postos de abastecimento, é preciso ter dinheiro (em espécie) para
realizar o pagamento, pois se alguns começam a realizar o pagamento com cartões, leva-se
mais tempo para a operação e atrasa todo o grupo. Se possível, avisar os postos de
abastecimento com antecedência, que irão parar diversas motos, afim que os postos se
preparem para receber simultaneamente dezenas de motos para abastecimento;
i) Quando um carro cruza o grupo, entra no meio do grupo e divide o mesmo, é preciso ter
paciência, não se incomodar com isso, e naturalmente, certamente o carro sairá no meio do
grupo e uma outra ele irá embora e o grupo volta a ficar unido normalmente.

Nenhum comentário: